Para aumentar a eficiência na emissão dos orçamentos, é necessário primeiro cadastrar os Itens em: Configurações > Procedimentos.

Está disponível uma nova versão para orçamentos de pacotes de cirurgias!

Mais simples, dinâmica e eficiente para a rotina de seus atendimentos.

Faça Orçamentos de pacotes de procedimentos e controle as quantidades utilizadas e pagamentos com o My Smart.

Encontre abaixo o passo a passo de como aproveitar essa novidade:


Novo Orçamento

1. Acesse o módulo Financeiro > Novos Orçamentos:

Ou, vá em "Orçamentos Novos" no menu do paciente.

2. Para incluir um novo orçamento, vá em +Adicionar. Após, preencha as informações de Título, Médico e Paciente (caso você já esteja com o prontuário do paciente aberto, o sistema irá identificar o mesmo automaticamente).

3. Em Tipo de Orçamento, selecione Procedimentos/Pacotes:

4. Clique no botão Adicionar Procedimento e selecione os itens na lista:

  • O Sistema preencherá o preço automaticamente, conforme o Cadastro do Procedimento;

  • Inclua a quantidade de sessões, altere o valor e desconto, se houver.

5. Após finalizar a conferência dos dados, clique em Adicionar:

6. Para inserir mais itens ao pacote, repita o passo 4 (Adicionar Procedimento), quantas vezes necessário.

7. Confira o restante dos campos:

  • Soma dos itens: a soma de todos os procedimentos incluídos no pacote;

  • Desconto: desconto a ser aplicado em percentual, ou valor real (a escolher);

  • Total do orçamento: total da soma dos itens com o desconto aplicado;

  • Forma de Pagamento: forma de pagamento informada: à vista ou parcelado;

  • Observações Gerais: campo de texto livre para informações adicionais;

  • Adicionar à Galeria do Paciente: deixar disponível para visualização pelo Login do Paciente;

Obs.: para orçamentos com forma de pagamento "Parcelado": indique valor de entrada e quantidade de parcelas a ser distribuído o restante, que o Sistema calcula o valor de cada parcela para você;

8. Salve.

9. Ao clicar em Visualizar, imprima conforme as configurações de impressão pré-definidas (veja aqui).

  • Obs.: para especialidade de Odontologia, a impressão inclui um odontograma, onde você pode, manualmente, indicar o dente e face a serem trabalhados.

  • Ainda na visualização da impressão, você tem a opção de "Ocultar valores unitários", deixando disponível na visualização apenas a total dos itens.

10. Imprima normalmente.


Alterando o status do orçamento

1. Primeiramente, localize o orçamento. Você pode acessar o módulo Financeiro > Novos Orçamentos e utilize os filtros para localizar seu orçamento:

Ou, ir em "Orçamentos Novos", diretamente no menu do paciente:

Ícones encontrados nessa tela:

  • Cor azul: orçamento com status "pendente";

  • Cor verde: orçamento com status "aceito";

  • Cor vermelha: orçamento com status "recusado";

  • Lápis: editar orçamento;

  • Ponto de exclamação: orçamento não pode mais ser editado (já aceito ou recusado);

  • Lupa: visualizar orçamento para impressão;

  • Quadrado com flecha: copiar orçamento;

  • Lista: gerenciar quantidades (somente após já utilizado em agendamento);

2. Clique no ícone de lápis, na linha do orçamento:

3. Na tela seguinte, você ainda pode alterar itens do orçamento. Para alterar o status, mova o botão para a posição definida: aceito ou recusado. Salve.

Obs.: o orçamento só pode ser alterado enquanto estiver como pendente. Após aceito, não pode mais ser modificado.

Agora que o orçamento já está incluído no sistema e aceito pelo paciente, você já pode prosseguir com o agendamento. 😉


Agendamento com o orçamento

1. Acesse a Agenda e inclua um novo agendamento normalmente, escolha data e horário, conforme for necessário.

2. Selecione o paciente e clique em Listar Orçamentos/Pacotes do Paciente > Novos:

3. Selecione o orçamento.

Automaticamente, o sistema preencherá os dados de Tipo de Compromisso e Procedimentos com as informações dos itens contratados.

4. No quadro "Procedimentos do pacote", confira os itens do pacote, quantidade consumida e indique a quantidade a ser utilizada no agendamento.

Confira, insira observações, caso necessário, e salve o agendamento.


Fazendo a evolução do atendimento

1. No dia do procedimento, você fará a evolução dos status do agendamento e inclusões no atendimento normalmente.

2. Na hora de registrar o pagamento, clique no 💲 e registre normalmente conforme necessário. Inclua descontos ou informações adicionais que se façam necessárias. Você também pode escolher registrar o pagamento com o saldo da Conta Paciente.

Essa é uma forma avançada de utilizar os recursos que o My Smart disponibiliza para você!

3. Se você registrar o pagamento integral em um agendamento, para os próximos, utilizando o mesmo pacote, o sistema já indicará não haver mais pendência financeira (cifrão verde ou azul);

4. O contrário é verdadeiro: caso não tenha sido registrado pagamento, ou o pagamento foi integral, o cifrão do próximo agendamento com o mesmo pacote ficará vermelho;

❗ Faça quantos agendamentos forem necessários, enquanto houverem quantidades disponíveis, vinculando o mesmo número de pacote. 😉

Inseriu a quantidade incorreta no agendamento? Veja aqui como gerenciar.


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