Para aumentar a eficiência na emissão dos orçamentos, é necessário primeiro cadastrar os Itens em: Configurações > Cirurgias > Itens da cirurgia.

Está disponível uma nova versão para orçamentos de pacotes de cirurgias! Uma versão mais simples, dinâmica e eficiente, pensada para agilizar a rotina de seus atendimentos.

Faça Orçamentos de Pacotes de Procedimentos e controle tanto as quantidades utilizadas quanto os pagamentos com o sistema da My Smart Clinic.

Encontre abaixo o passo a passo de como aproveitar essa novidade:


Novo Orçamento

Você pode encontrar os Novos Orçamentos acessando o módulo Financeiro no menu principal, ou buscar diretamente no menu do paciente em Orçamentos Novos:

O próximo passo para incluir um novo orçamento é ir em adicionar e preencher as informações de Status do Orçamento (orçamentos novos já abrem como Pendente, mas caso a negociação já tenha sido feita e você apenas esteja incluindo o orçamento no sistema, pode marcar o status como Aceito ou Recusado), do Médico responsável pelo procedimento, e do Paciente em questão (caso você já esteja com o prontuário do paciente aberto, o sistema irá identificar o mesmo automaticamente).

Em Tipo de Orçamento, selecione Cirurgia, e depois clique no botão + Adicionar Cirurgia. Agora é só selecionar os itens na lista. O Sistema preencherá o preço automaticamente, conforme as informações do Cadastro da Cirurgia. Depois inclua a quantidade de sessões, altere o valor e desconto, se for esse o caso.

Essas informações são dinâmicas, você pode incluir ou excluir itens, alterar preços e parcelas, conforme sua necessidade, respeitando o limite de 10 itens por cirurgia;

Após realizar os cadastros, confira o restante dos campos e clique em Salvar.

  • Soma dos itens: a soma de todos os itens incluídos na cirurgia;

  • Desconto: desconto a ser aplicado em percentual, ou valor real (a escolher);

  • Total do orçamento: total da soma dos itens com o desconto aplicado;

  • Valor financeiro: valor que será terá efetivamente entrada no fluxo de Caixa da Clínica, independentemente do quanto o paciente terá de custo (registro de pagamento pela agenda). Ex.: anestesista - despesa do paciente, mas não entra no fluxo de caixa da clínica;

  • Forma de Pagamento: forma de pagamento informada: à vista ou parcelado;

  • Observações Gerais: campo de texto livre para informações adicionais;

  • Adicionar à Galeria do Paciente: deixar disponível para visualização pelo Login do Paciente;

A conferência desses campos é de extrema importância para que não hajam erros no controle de estoque e nem no controle financeiro da clínica!

Para orçamentos com forma de pagamento "Parcelado": indique valor de entrada e quantidade de parcelas a ser distribuído o restante, que o Sistema calcula o valor de cada parcela para você

Pronto! Seu orçamento está salvo e aparecerá na lista de orçamentos já feitos, com os dados de nome do paciente, médico responsável pelo procedimento, valor total do orçamento, e o desconto aplicado.

Enquanto o orçamento constar como Pendente, ou se for marcado como Rejeitado, ele ainda é passível de edição. Depois que ele constar como Aprovado, o sistema não permite mais alterações dos valores.

Ao clicar em Visualizar, abrirá uma tela mostrando o orçamento pronto para a impressão, com a opção de Imprimir e de Ocultar valores unitários. A impressão sairá conforme as configurações de impressão pré-definidas.

  • Ainda na visualização da impressão, você tem a opção de "Ocultar valores unitários", deixando disponível na visualização apenas a total dos itens.


Alterando o status do orçamento

Localize o orçamento na lista. Você pode acessar diretamente pelo módulo Financeiro, indo em Novos Orçamentos, ou na opção Orçamentos Novos diretamente pelo prontuário do paciente, e utilize o campo de pesquisa para buscar o orçamento pelo nome do paciente ou do médico responsável

Ícones encontrados nessa tela:

  • Faixa azul: orçamento pendente;

  • Faixa verde: orçamento aceito;

  • Faixa vermelha: orçamento recusado;

  • Ícone de anotação: editar orçamento;

  • Ponto de exclamação: orçamento não pode mais ser editado (já aceito);

  • Olho: visualizar orçamento para impressão;

  • Quadrados sobrepostos: copiar orçamento;

No pé da página de orçamentos, aparecerá a seguinte legenda para facilitar o entendimento durante a conferência dos orçamentos:

Para fazer qualquer edição, é só clicar no ícone de anotação na linha do Orçamento em questão. Na página que se seguirá, você pode alterar os itens do orçamento, caso necessite. Para fazer a alteração do status, clique sobre o botão Aceito ou Recusado, e salve.

Observe que o orçamento só pode ser alterado enquanto estiver com o status de Pendente ou Recusado. Após aceito, não pode mais ser modificado.

Agora que o orçamento já está incluído no sistema e aceito pelo paciente, você já pode prosseguir com o agendamento. 😉


Agendamento com o orçamento

Acesse a Agenda e inclua um novo agendamento normalmente, escolha data e horário, conforme for necessário. Busque pelo nome do paciente e na sessão Orçamentos/Pacotes do Paciente, mantenha na aba Novos, e o orçamento aparecerá como opção para ser selecionado

Automaticamente, o sistema preencherá os dados de Tipo de Compromisso e Procedimentos com as informações dos itens contratados. No quadro Procedimentos do pacote, você pode conferir os itens do pacote, quantidade consumida e indicar a quantidade a ser utilizada no agendamento.

Confira, insira observações, caso necessário, e salve o agendamento.


Fazendo a evolução do atendimento

1. No dia do procedimento, você fará a evolução dos status do agendamento e inclusões no atendimento normalmente.

2. Na hora de registrar o pagamento, clique no 💲 e registre normalmente conforme necessário. Inclua descontos ou informações adicionais que se façam necessárias. Você também pode escolher registrar o pagamento com o saldo da Conta Paciente.


Essa é uma forma avançada de utilizar os recursos que o My Smart disponibiliza para você!

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