O fluxo de caixa do My Smart Clinic é intuitivo, assim como o restante de suas funções, contudo, sempre surgem algumas dúvidas do para que serve tal botão, ou função. Nesse artigo a intenção é desmembrar a tela em pequenas partes para que você entenda veja que não há mistério, 😉

Vamos lá?

Nesse exemplo estamos acessando o MySmartClinic com um perfil Master, portanto, algumas funções que aparecem nele, podem não aparecer nos demais tipos de perfil (médico, secretária, financeiro, paramédico...).

Ao acessar Financeiro > Caixa a primeira visualização é essa:

Na linha superior da tela temos a opção +Adicionar:

Clicando nessa opção, você pode fazer lançamentos manuais de crédito, débito, estorno de crédito e estorno de débito, com diversas informações adicionais, na seguinte tela de lançamento financeiro:

Logo abaixo, você tem a opção de filtrar por datas:

Normalmente o sistema já deixará o mês atual como data de consulta, portanto você apenas precisará alterar se desejar consultar outras datas.
Após, você tem mais alguns filtros que pode utilizar para facilitar a consulta: 

  • Profissional: Você pode utilizar a opção TODOS, para consultar no fluxo geral do consultório, ou por perfil médico, que consultará médico por médico. 
  • Lançamentos: Você pode utilizar a opção TODOS, para consultar todos os tipos de lançamentos de uma unica vez, ou consultar separadamente os lançamentos BAIXADOS ou PENDENTES. 
  • Filtrar por: Data de Vencimento, Data da Baixa ou Data do Agendamento.

Selecionando as opções de sua preferência, clique em OK. 

Clicando em OK, as informações aparecerão na tela:

Na primeira coluna consta a data do lançamento.

Após, há a sinalização de: 

  • Baixado, bolinha verde com sinal de OK. 
  • A vencer, calendário cinza. 
  • Vencido, bolinha vermelha com sinal de exclamação. 

Ao efetuar os pagamentos a vencer e vencidos, você pode clicar e alterar o status para Baixado.

A próxima coluna terá a informação do nome do paciente ou do lançamento, a discriminação do vínculo a algum orçamento e/ou quantidade de parcelas com a parcela que está sendo baixada identificada.

O próximo ícone, tem a forma de impressora, clicando nela você pode emitir recibos para o paciente. A descrição do recibo não é personalizável. (Veja mais em: Como emitir recibo para os pacientes?)

Ao lado, há o ícone com 4 linhas horizontais, clicando nela você tem acesso ao histórico do lançamento. (Veja mais em: Você já utilizou as opções de histórico dos registros?)

Caso houver alguma especificação de número de Nota Fiscal, aparecerá em seguida. 

Após a forma de pagamento:

Na coluna próxima, você poderá visualizar a qual centro de custo o lançamento pertence, todos os lançamentos que tiverem origem na agenda, terão como centro de custo automático AGENDA, após você pode editá-lo caso for necessário. Os demais lançamentos, você pode especificar conforme preferência na tela de Lançamento Financeiro. (Veja mais em: O que é Centro de Custo?)

Caso você faça o controle considerando suas contas bancária, a próxima coluna constará para qual conta bancária o lançamento foi redirecionado, lembrando que o My Smart Clinic, não possui integração bancária. (Veja mais em: Conta Corrente, cadastre e tenha um controle melhor sob suas entradas e saídas!)

Os valores aparecerão na sequência, os valores em Azul, são créditos, os valores em Vermelho com sinal de subtração, são os débitos. 

Após os valores temos um ícone em forma de lápis, que significa edição (essa função estará disponível apenas para perfil Master.)

O ícone em forma de lixeira é a opção utilizada para exclusão do lançamento (essa função estará disponível apenas para perfil Master.) (Veja mais em: Como corrigir um registro financeiro equivocado?)


Ao final da listagem dos lançamentos você terá o Saldo do Período e o Saldo Final.
Abaixo desses valores gerais haverá o Resumo do Período, com diversas informações separadas para um melhor entendimento do fluxo de caixa. 

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato através do Chat da ferramenta 😉

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