No dia anterior a consulta é comum que, de alguma maneira, o consultório confirme com os pacientes a presença no horário marcado. Para sinalizar isso, manualmente, você tem a opção de mudar o status dele de Agendado para Confirmado.
No dia do atendimento, o primeiro passo é mudar o status do atendimento para Paciente Chegou. Para isso clique no relógio azul que aparece ao lado do Status Confirmado/Agendado, após confirme que o paciente chegou na janela que aparece na parte superior da tela.
Caso você tenha marcado que o paciente chegou e precise retornar o agendamento para Paciente Não Chegou, você pode clicar na flecha azul que aparecerá no lugar do relógio.
Após confirmar que o paciente chegou, clique no check azul para iniciar o atendimento, é muito importante que você saiba que a partir desse momento não há como voltar ao status anterior, desmarcar ou excluir o agendamento.
Após iniciar o atendimento, você pode clicar novamente na bolinha com check azul e marcar a finalização do atendimento.
Confira o passo a passo abaixo:
Note que:
- Pacientes em atraso, o sistema contabiliza os minutos;
- Pacientes desmarcados, aparecem em cinza;
- Pacientes que faltaram, ficarão com o status em atraso até a meia noite, após o sistema muda o status para Não Compareceu automaticamente;
- Os pacientes atendidos, ficam com o cifrão em Vermelho, sinalizando pendência financeira.
Após marcar que o atendimento foi finalizado, colocando o mouse em cima do cifrão vermelho, você tem conhecimento do valor que o paciente tem a pagar.
Para registrar o pagamento, você pode clicar no cifrão e ao acessar a página de Registro de Pagamento:
Preencha as seguintes informações:
- Desconto em porcentagem ou valor em reais;
- Valor de pagamento; (após inserir essas informações, clique fora dos campos de preenchimento para que o valor de pagamento atualize.);
- Escolha a forma de pagamento;
- Preencha o número de parcelas e demais informações que você julgue importante e Registre o Pagamento.
Sempre que o pagamento for integral, o cifrão atualizará para Verde.
Sempre que o pagamento for com desconto, o cifrão atualizará para Azul.
Nesse momento é muito importante registrar da forma correta o pagamento, pois caso o paciente fique com pendência financeira, ao agendar novamente uma consulta, o sistema sinalizará que esse paciente não efetuou o pagamento.
*Se o lançamento financeiro for registrado com algum equívoco, somente o perfil Master de sua base poderá excluir e relançar corretamente.